Mês de Conscientização do Câncer de Mama

O que é Câncer de Mama?

É o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. Somente no Brasil, são registradas mais de 18 mil mortes e mais de 73 mil novos casos todos os anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso, todo ano, dedicamos um mês inteiro para conversar sobre maneiras de identificá-lo e tratá-lo.

Quem corre mais riscos?

O câncer de mama pode ser desenvolvido em ambos os gêneros, mas 99% dos casos são diagnosticados em mulheres. Quem fuma ou está acima do peso tem mais chances de desenvolver a doença.

Como identificar?

O autoexame, que consiste em apalpar as mamas em momentos de privacidade, ajudam a conhecer melhor seu próprio corpo e identificar se existe alguma alteração. Mas somente os exames clínicos, como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética podem confirmar qualquer diagnóstico.

Quando procurar o médico?

É aconselhável agendar consulta médica após os 40 anos de idade. Se tiver algum caso registrado na família, começar mais cedo. Após a primeira consulta, o médico vai orientar se é necessário retornar anualmente ou a cada dois anos.

É possível prevenir?

Não existe uma prevenção efetiva contra qualquer tipo de câncer, inclusive, de mama. Mas adotar um estilo de vida saudável ajuda a manter as funções do seu corpo, afastando a possibilidade de desenvolver qualquer doença.

Por isso, quanto mais cedo o câncer de mama for identificado, mais eficiente será seu tratamento.

Hábitos saudáveis:

  • Adote uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, fibras e proteínas boas. Reduza o consumo de açúcares, pois existem diversos estudos que associam o açúcar ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer;
  • Não fume, pois é um hábito que não traz NENHUM benefício, só malefícios à sua saúde. Se fuma, procure auxílio médico, pois hoje existem diversos tratamentos que ajudam a reduzir o vício, até o completo abandono do cigarro;
  • Faça atividades físicas, coloque seu corpo em movimento, pois, este sim é um hábito que só traz benefícios. Se você está sedentária e não tem disposição para exercícios intensos, comece aos poucos e pense assim: fazer alguma coisa é melhor do que não fazer nada.

Apoiamos o Outubro Rosa e a saúde da mulher

Precisa de ajuda? Fale com nosso SAC.
Fale com nosso SAC
Precisa de ajuda? Fale com nosso SAC.